©2016 por Almeida, Bentes & Delgado - Advogados 

15/09/2019

Advogada criminalista, professora e pesquisadora Letícia Fonseca Paiva Delgado, da equipe do Escritório Almeida, Bentes e Delgado, concedeu entrevista para comentar os dados trazidos pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019.

O documento, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública,  tem por objetivo apresentar as taxas de criminalidade no Brasil no ano de 2018.

 A entrevistada ressaltou que, embora haja uma tendência geral de diminuição nas taxas, houve um significativo aumento das mortes violentas praticadas por policiais.

Além disso, a advogada ressaltou a expressividade dos números de ocorrências de violência sexual, dado este que,...

05/09/2019

Na manhã desta terça-feira (3), a Rádio CBN Juiz de Fora promoveu um debate sobre o Plano Municipal de Segurança Pública, que será constituído de 27 propostas elaboradas após a Conferência de Segurança Urbana e Cidadania realizada nas últimas quinta (29) e sexta-feira (30).

A integração entre os diversos setores da segurança pública e os cidadãos, propostas pela conferência, foi celebrada pelos participantes do debate, que adiantaram os próximos passos na instituição das novas diretrizes que serão geridas pela Prefeitura de Juiz de Fora.

Participaram das discussões o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), José Sóter de Figueirôa; a prof...

30/08/2019

Advogada criminalista, professora e pesquisadora Letícia Delgado, da equipe do Escritório Almeida, Bentes & Delgado, participa da Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora/MG.

Entre outros objetivos, o evento tem o objetivo de pensar as políticas públicas voltadas para a segurança urbana e a cidadania, assim como plenejar ações de prevenção da violência urbana, unindo o Poder Legislativo, Poder Judiciário, forças de segurança, atores da sociedade civil organizada, imprensa, universidades - entre outros setores.

A advogada – uma das organizadoras do evento – esclarece que “a finalidade da Conferência é que a gente consiga const...

15/07/2019

Em Entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, o Advogado-Sócio do Escritório Almeida Bentes e Delgado dá entrevista sobre o Caso Neymar.

Recentemente, o jogador de futebol Neymar foi envolvido em mais uma polêmica. Acusado de estupro, o jogador tentou se defender pelas redes sociais expondo fotos e conversas íntimas que manteve no Whatsapp com a suposta vítima do crime de estupro.

Esta divulgação tinha como fundamento provar a sua legítima defesa. Porém, o jogador pode ter piorado a situação, pois a repercussão do caso aumentou e ele pode ter comtido um crime ao expor a nudez desta mulher.

Em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, o Advo...

01/06/2019

Você sabe o que é "investigação defensiva"?

Nesse vídeo, o professor e advogado criminalista do escritório de advocacia criminal Almeida, Bentes & Delgado tece explicações e aborda diversos aspectos fundamentais dessa atividade regulamentada em dezembro de 2018 pelo Provimento nº 188 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Atividade já desempenhada de forma substanciosa em outros países, a investigação defensiva consiste em um complexo de atividades investigativas praticado pelo advogado, eventualmente com o apoio de outros profissionais (consultores, assistentes técnicos, investigadores particulares etc.), com vistas à coleta de elementos...

20/05/2019

A advogada, professora e pesquisadora Letícia Delgado, integrante da equipe do Escritório Almeida, Bentes & Delgado concedeu, no último dia 20 de maio, entrevista à Doctum TV. O tema da entrevista foi a questão da criminalidade violenta contra a mulher.

"A violência contra a mulher é um problema público de extrema gravidade no Brasil hoje" -- diz a pesquisadora, que também acredita que "muitas mulheres às vezes já estão numa relação violenta, já estão sendo vítimas de violência contra a mulher, só que a acham aquilo normal."

Conheça nossa equipe de advogados e nossas áreas de  atuação.

09/04/2019

Advogada do Escritório Almeida, Bentes e Delgado proferiu, em 08 de abril do corrente ano, palestra inaugural na I Semana de Segurança Pública promovida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora em parceira com a Prefeitura Municipal.


Em um contexto social em que a violência urbana se estrutura como um problema público de extrema relevância, a abordagem feita pela advogada, e também pesquisadora, foi no sentido de compreender qual o papel do município no sistema único de segurança pública.

Segundo Letícia Paiva Delgado,  no contexto da Constituição Cidadã, a segurança pública é dever do Estado, porém direito e responsabilidade de todos. Neste contexto, uma...

04/04/2019

Letícia Delgado, advogada criminalista e pesquisadora, integrante da equipe do Escritório de advocacia criminal Almeida, Bentes & Delgado aborda, em reportagem da TV Alterosa, os alarmantes dados dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com a pesquisadora, a criminalidade dessa natureza "É, realmente, um fenômeno progressivo. Dificilmente, uma mulher que foi vítima de uma violência física não vinha sendo violentada anteriormente. A dificuldade, às vezes, é ela compreender que aquelas manifestações do homem são manifestações de violência, às vezes psicológica - de tentar controlar a vida dela no celular, de ciúmes - de impe...

28/01/2019

O escritório de advocacia criminal Almeida, Bentes & Delgado foi objeto de substanciosa matéria divulgada na Revista Pauta Econômica (edição de janeiro de 2019). A reportagem destaca a sólida atuação da equipe na área da advocacia criminal especializada.

Sociedade de advogados que se consolidou pelo atendimento especializado, pautado na excelência técnica e na ética, o escritório tem como clientes geralmente empresários, políticos, agentes públicos e comerciantes. Pessoas que, pelas funções que exercem, tradicionalmente não se enquadrariam na área criminal, mas que, devido às mudanças na legislação, hoje necessitam desse tipo de assessoria jurídica, con...

18/01/2019

A TV Alterosa, emissora com programação que alcança Juiz de Fora e região, veiculou matéria a respeito da ampliação da posse de armas recentemente promovida por decreto presidencial. A matéria contou com a colaboração de Letícia Delgado, integrante da equipe do escritório de advocacia criminal Almeida, Bentes & Delgado e pesquisadora do Núcleo de Estudo de Violência e Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais da UFJF

Sendo tema dos mais polêmicos e controversos, a flexibilização da posse de armas de fogo desperta, naturalmente, visões e opiniões em diferentes sentidos.

Letícia Delgado é refratária à ideia de incremento da posse de...

Please reload